Tendências no design de jardins para o ano de 2018

Todos os anos na revista Tudo Sobre Jardins falamos em tendências, cores, texturas, materiais etc. Mas são as grandes alterações de como abordamos e vivemos os espaços à nossa volta que mais impacto iram ter na forma como vamos projectar espaços no futuro, sendo os jardins e espaços exteriores cada vez mais centrais para um estilo de vida saudável.

Um das tendências que se começa já a evidenciar noutros aspectos das nossas vidas e que brevemente se irá traduzir na forma como abordamos o jardim é a “imperfeição”. Existe uma saturação de a nível social da busca pela perfeição falsamente representada nas redes sociais, cada vez mais o grande público quer algo mais real, espaços mais conectados com a natureza logo mais selvagens menos estruralmente rígidos. Esta tendência poderá traduzir-se por exemplo na forma de combinamos certas plantas, em podas menos radicais ou nas flores murchas que naturalmente deixamos nos canteiros em vez de estarmos constamente a podar mas também nos materiais que escolhemos. Esta imperfeição será mais do que mais um conceito será toda uma abordagem diferente aos espaços exteriores e a todos os elementos que o compõem como estruturas, mobiliário e decoração.
Outra tendência é a forma como abordamos as plantas que queremos nos nossos jardins, em vez de pensarmos somente na sua estrutura e elementos estéticos, estas serão cada vez mais a representação de um ecossistema e o cliente , o proprietário do jardim, começa cada vez mais a ter esta noção e da importância que cada planta pode ter. Para além desta crescente consciência ecológica algumas das escolhas das plantas a usar será feita também pelo que a planta representa e como a mesma melhora o dia-a-dia de quem usa o jardim. 
Esta crescente consciência do mundo que nos rodeia, das implicações dos nossos actos como o caso do uso do plástico nos jardins por exemplo, está directamente ligada ao nosso bem estar mental. O ser humano cada vez mais precisa de ligações à natureza no seu dia-a-dia, este é ums dos principais factores de crescimento do chamados jardins urbanos, pequenos espaços em janelas ou varandas que cada vez mais estão a ser aproveitados para crescer plantas, ervas aromáticas e vegetais. A ligação ao solo, plantas é hoje mais de que uma mera tendência é um elemento fortíssimo no combate a doenças do fôro psicológico. 
De acordo com a empresa norte-americana Garden Media Group, uma das empresas de consultoria de jardins mais respeitadas  em todo o mundo, fez uma pesquisa de mercado que nos informa sobre as tendências do consumidor em 2018. Esta pesquisa é um guia para os centros de jardinagem, levando-os a propor novos produtos, conceitos e soluções, aqueles  que o consumidor procurará em 2018. Esta pesquisa foi desenvolvida graças a uma rede internacional de especialistas no sector jardins. De certa forma, é específico para o mercado dos EUA, mas mesmo assim, o Garden Media Group fornece informações preciosas sobre as tendências mundiais.
Recomendamos que todos os interessados, especialmente os profissionais da indústria, se registem e façam o download do pdf completo no site do Garden Media Group.

• A grande tendência é a saúde mental; o nosso bem-estar mental vai ser a principal prioridade, com jardins e plantas a desempenhar um papel importante.
• As mudanças climáticas e a escolha de plantas para nossos jardins são mais do que nunca o elemento central ao projetar um jardim ou espaço ao ar livre.
• Ver as plantas como mais do que objetos, mas como parte de uma rede social que são os nossos jardins. As ligações entre as diferentes espécies e camadas, que fazem parte de uma comunidade importante, permitindo  alcançar um equilíbrio ecológico.
• Jardinagem imperfeita. Apreciar as imperfeições permite que  relaxemos e apreciemos a natureza e até mesmo as ervas daninhas.
• A criação de espaços de culturas de plantas, especialmente em espaços urbanos, servem não só para nos conectarmos  com a natureza e ao mesmo tempo  limpam e purificam o ar que nos rodeia.
• Água nos jardins como elemento central está de volta, sendo pela captura  da água da chuva para alimentar o sistema de irrigação, ou por ter um lago no seu jardim . Ecologicamente é uma forma de o enriquecer.
• Cada vez mais pessoas estão a alterar a sua alimentação para vegetariana ou vegana, a tendência de cultivar os seus próprios alimentos é maior do que nunca, as plantas ricas em proteína são as que vão ser mais cultivadas.
• O roxo é a nova cor para a saúde e a força mental.

Leia este artigo e outros na revista Tudo Sobre Jardins 43, nas bancas ou online em www.tudosobrejardins.com 📰🌸🌳