Um pequeno paraíso urbano

Um jardim urbano pode e deve ser um pequeno paraíso, um contraste com o ambiente e contexto geográfico. Um lugar onde podemos estar com calma e serenidade, um espaço onde podemos socializar com amigos e família, um espaço para fazer ginástica porque não e claro um espaço para cultivar. Muitas pessoas lamentam não poder cultivar os seus próprios alimentos porque não têm muito espaço no jardim, mas esqueçem-se que cultivar alguns vegetais e ervas aromáticas não é necessário muito espaço, e muito pode ser plantado em floreiras por exemplo ou jardins verticais. No caso do jardim temos um espaço de 6 m2 que até já quase de mais para ser prático cuidar no dia-a-dia de uma pessoa que trabalha todos os dias, por isso o plano é plantar também aqui aromáticas e plantas comestíveis que necessitem de menos cuidados.  

O que plantar?

Tomates e especiarias: tomates, jalapenos, manjericão, cebolinho e coentros, ideal para molhos.

Saladas: cultive uma variedade de alfaces, cebolinha, flores comestíveis como violetas e nasturtiums, salsa e estragão para a sua salada.

Ervas culinárias: manjericão, salsa, coentros e outras ervas verdes frondosas crescem bem juntos, mas é melhor cultivar separadamente a menta. As ervas madeireiras como o alecrim e o tomilho podem compartilhar espaços bastante felizes, e tudo isso pode ser cultivado tanto em floreiras ao ar livre ou num espaço interior com bastante luz natural.

 

Ervas para chás: considere uma seleção de potes pequenos em torno do seu espaço para cultivar menta, bálsamo de limão, camomila, tomilho e verbena de limão. Você pode arrancá-los durante todo o verão e, em seguida, secar o resto quando chega o Outono.

Estas são algumas sugestões que pode incorporar no seu paraíso urbano. Mas uma zona para socializar e relaxar é também importante, neste caso para além da zona de refeições e zona de estar por baixo da vinha temos um pequeno tanque para os dias refrescar nos dias mais quentes. Nem sempre é preciso optar por uma piscina se realmente não tem espaço no seu jardim, porque não ter antes um tanque ou spa neste caso o tanque tem 2m por 2,30m. O espaço exterior total neste projecto é de 92m2 a contar com o terraço no andar superior da moradia, cerca de 27m2 são canteiros plantados. 

A ideia é que o jardim cresça naturalmente irá no futuro cobrir mais as zonas de gravilha com a ajuda de algumas tapizantes que foram escolhidas durante o plano de plantação. Foram também escolhidas plantas amigas dos polinizadores como a Echinacea ou a Lavandula, a ideia é não só pensar no jardim em termos estéticos mas também no papel que este pode representar com a escolha de certas plantas e materiais no seu contexto ecológico e que ajuda por mais pequena que seja pode dar ao meio ambiente. Por exemplo não impermeabilizar totalmente o seu jardim, é importante pensar na época mais chuvosas e como é que o seu jardim pode ajudar a escoar o máximo de agua possível para o solo. Será também instalado uma pequena zona de compostagem e um reservatório de recolha de águas pluviais que será utilizado no sistema de rega gota-a-gota que será implementado no jardim. Este é um exemplo de que com a ajuda das plantas podemos criar o nosso pequeno recanto usando trepadeiras ou jardins verticais para criar uma estrutura verde em nosso redor.

Artigo publicado na regista digital Tudo Sobre Jardins nº79, edição gratuita AQUI!