Tendências Heimtextil 2016/2017 'Well-being 4.0', Parque Temático

Heimtextil 2016 Feira Internacional de têxteis lar e para hotelariaFrankfurt – de 12 a 15 de Janeiro de 2016

trend protect
trend protect

Felix Diener. Todos eles fazem parte da equipa que delineou as tendências em design de interiores para a Heimtextil.

Os novos temas foram definidos através de uma abordagem integrada, que recupera o foco do design nas pessoas com um forte apelo aos sentidos. O tema ‘well-being 4.0’ transmite um sentimento de calma e relaxamento. Tudo está pensado para oferecer uma vida melhor e bem-estar. A tecnologia e a ciência desempenham um papel fulcral nos têxteis. O número 4.0 apela à indústria 4.0 e representa soluções inteligentes, digitais e personalizadas. A ideia é despertar sentimentos positivos e respostas a estímulos com o toque de um botão. “Precisamos de encontrar formas de ligar o que é natural ao artificial”, comentou Lisa Douet durante a conferência, sublinhando um dos grandes desafios. “Para além da tecnologia, temos de assegurar que os materiais naturais e produtos artesanais têm lugar no design do futuro.” Neste aspecto, tanto o Livro de Tendências como o Parque Temático oferecem projectos pioneiros. As previsões das tendências são apresentadas em detalhe no novo website. Alguns projectos e informações estão já disponíveis em www.heimtextil-theme-park.com.


Livro de Tendências com três partes

O novo Livro de Tendências apresenta 3 partes diferentes. A primeira é um guia que contém quatro temas assentes em materiais, designs e cores.

A segunda é uma paleta de cores que apresenta a gama das próximas tendências e pretende ser uma ferramenta de trabalho útil. A última parte é um editorial que ilustra as tendências ‘well-being 4.0’. O editorial recorre ao uso de plantas para apelar aos sentidos do leitor, coloca o foco em minerais valiosos e têxteis terapêuticos e define quais as cores que representam o sentimento de bem-estar.

trend energise
trend energise
trend nourish
trend nourish
trend enrich
trend enrich

Parque temático Heimtextil ‘well-being 4.0’ – Tendências 2016/2017 – os temas das tendências


Protect: o que nos faz bem

Esta tendência anuncia uma estética clean e um design discreto. Este tema anda de mãos dadas com uma variedade de produtos para bem-estar e programas detox. O silêncio apresenta-se como figura central. Torna-se no antídoto para este mundo no qual vivemos constantemente “ligados”, mas do qual desejamos conseguir desconectar-nos para podermos fazer algo de bom por nós. Esta tendência centra-se na protecção das nossas necessidades físicas e psicológicas.


Energise: sonhos digitais

As pessoas usam a tecnologia para melhorar o seu sentimento de bem-estar. As fronteiras entre o online e o offline estão cada vez mais ténues. E o mundo digital está a invadir o nosso mundo físico. Neste processo, a luz está a tornar-se uma nova forma de criar formas intangíveis e de destacar contornos dinâmicos. Ao mesmo tempo, as cores brilhantes e fluorescentes vibram, contrastando com os tons mais escuros de azul. Esta tendência de energia positiva utiliza uma estética com brilho intenso, padrões de caleidoscópio e designs atléticos.


Nourish: design sensorial

As paisagens naturais e urbanas convergem para um mundo sustentável. O foco principal deste tema é criar espaços verdes. A paleta de cores celebra os verdes, bem como os castanhos-escuros e os cinzentos, em harmonia com elementos como a pedra e a terra. Os materiais naturais são conjugados com design pioneiro. Produtos artesanais desempenham um papel importante no processo, salientando a beleza da fonte.


Enrich: apelo a todos os sentidos

O foco principal é colocado em elementos decorativos e opulentos que misturam referências culturais com o passado e o futuro. Os elementos ornamentais abrilhantam, os materiais mais clássicos são os que saltam à vista. As cores ricas como a ameixa e o carmesim abundam juntamente com o dourado metálico e elementos em bronze.

Uma pitada do Oriente é misturada com padrões icónicos que reinterpretam o classismo com esplendor.

trend nourish
trend nourish