gramíneas

Família de monocotiledóneas, também conhecida por Poáceas (Poaceae), que se distribui por cerca de 700 géneros e 12 000 espécies. São plantas herbáceas, embora existam espécies que alcançam enorme tamanho, como, por exemplo, o bambu do género Bambusa, em que se encontram várias espécies que se podem considerar lenhosas.

As Gramíneas (Gramineae) são cosmopolitas, encontrando-se praticamente em todo o mundo.

As plantas desta família são perenes, anuais ou vivazes, geralmente rizomatosas e estolhosas, com os caules tipo colmo. São caules simples ou ramificados, mais ou menos endurecidos, ocos nos entrenós e com tabiques internos nos nós. Salvo raras exceções, não são ramificados.

As folhas são alternas, dísticas, normalmente lineares a filiformes, de nervação geralmente paralelinérvea, invaginantes. São formadas por bainha, lígula, geralmente membranácea, e limbo.


Esta a definição destas plantas mas num jardim algumas das espécies desta família de plantas caracterizam-se plea sua transparência, leveza e a maniera que reflectem a luz especialmente ao pôr-do-sol. As Pennisetum e Festuca são das minhas preferidas.


fotografia de iVerde